
Durante o evento de lançamento da GAC Motor no Brasil, o presidente da marca no país, Alex Zhou, revelou ao Portal iG detalhes inéditos sobre a estratégia da empresa para enfrentar um dos maiores desafios do mercado de veículos elétricos: a infraestrutura de recarga.
A GAC está implementando uma abordagem tripla para garantir que seus clientes tenham acesso facilitado ao carregamento. "A GAC vai construir uma rede de carregamento sozinha", afirmou Zhou, destacando que este é um diferencial importante da marca.
O primeiro pilar dessa estratégia envolve a instalação de estações de carregamento em todas as concessionárias da marca. "Em cada loja, você encontrará uma estação de carregamento de 60 kW. Lembre-se desse número, 60 kW. Quando você vai ao mercado, você encontrará, no máximo, 30 kW", explicou.

Esta potência superior nas concessionárias GAC permitirá recargas mais rápidas em comparação com muitos pontos públicos disponíveis atualmente. Zhou enfatiza que isso reduzirá o tempo de espera para os proprietários dos veículos da marca.
Parcerias estratégicas e carregamento ultrarrápido
O segundo componente da estratégia envolve parcerias com empresas locais para implementação de estações de carregamento ultrarrápido. "Estamos trabalhando com alguns parceiros locais para construir estações de carregamento. Com essas estações, podemos oferecer um serviço de carregamento rápido aos clientes", destacou.
Estas estações oferecerão potência de até 120 kW, reduzindo drasticamente o tempo de recarga. "O que isso significa? Por exemplo, se você precisar de uma hora para carregar o carro, você vai lá, e vai levar apenas 15 minutos", exemplificou Zhou.
A terceira frente de atuação envolve parcerias com empresas que já possuem redes de carregamento estabelecidas no país. A GAC pretende colaborar para expandir essas redes existentes, ampliando o acesso dos clientes da marca a pontos de recarga.

Quando questionado sobre o prazo para implementação completa dessa infraestrutura, Zhou foi enfático: "Nós já começamos. Isso é um trabalho contínuo. A GAC vai ficar aqui para sempre. Talvez meu filho esteja aqui para gerenciar o negócio".
O executivo reforçou o compromisso de longo prazo da empresa com o mercado brasileiro. "A construção da estação de carregamento é um trabalho contínuo. Nós vamos continuar investindo aqui para oferecer uma melhor experiência para os clientes quando eles compram um carro elétrico", afirmou.

Em relação à produção local, Zhou revelou que a GAC iniciará a fabricação de veículos no Brasil já no próximo ano, utilizando o modelo CKD (Completely Knocked Down). Isso significa que os veículos serão montados no Brasil seguindo os padrões locais. "Algumas partes serão feitas aqui desde o início. Estamos fazendo um plano muito complexo", esclareceu Zhou.
Além disso, o executivo falou sobre o compromisso da GAC com a disponibilidade de peças. "Antes do carro chegar no Brasil, as peças já chegaram. Queremos que todos os clientes possam adquirir peças em até 24 horas", afirmou, destacando o princípio da marca de "serviço em primeiro lugar".